En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
O Mal de Antíoco, designada também Antíoco e Estratonice (em francês: La Maladie d'Antiochus, ou Antiochus et Stratonice) é uma pintura a óleo sobre tela de Jean-Auguste-Dominique Ingres datada de 1840 e conservada no Musée Condé de Chantilly.
A pintura representa Antíoco (325 a.C.-261 a.C.) que foi filho de Seleuco I Nicátor, um dos generais de Alexandre Magno e fundador da dinastia dos Selêucidas. Antíoco ficou secretamente apaixonado pela nova esposa do seu pai, Estratonice, que é filha do rei da Macedónia Demétrio I. A paixão culpabilizadora corrói-o e fica doente. Antíoco está a morrer e Seleuco jorra-se ao fundo da cama onde está o filho. Mas o médico Erasístrato descobre a causa da doença: Antíoco agita-se e o seu coração acelera quando Estratonice entra na sala.
A cena é tirada da Vida de Demétrio, um dos capítulos/livros da obra Vidas Paralelas de Plutarco, episódio que também é mencionado noutros textos antigos: na Biblioteca Histórica de Diodoro da Sicília, ou ainda em obras de Luciano de Samósata, de Apiano e Valério Máximo.